BIBLIOGRAFIA

Nascido numa família cristã de classe média, na província turística ao sul de Angola, HUILA.

Desde sedo o João Canda começou a criar hábitos de leitura e escrita, um comportamento motivado pelo seu pai que é Pastor e Missionário, que desde sempre foi um grande exemplo na leitura e escrita.

 

Na escola, o pequeno João Canda se destaca nos concursos de leitura, escrita e partidas de futebol, chegando a sonhar ser um jogador. Mas os seus pais nunca haviam escolhido uma orientação profissional para o futuro do filho.

 

Com a dificuldade que Angola vivia na altura para a formação académica, o acesso a formação de ensino médio se tornava difícil. Porém, o pai tomou a decisão que sempre considerou a mais difícil, que foi mandar o João Canda para a província de Malanje, onde o acesso a formação era mais facilitado não obstante dos conflitos armados que havia na região.

 

Foi então no meio dessa dificuldades, num país que acabará de sair do conflito armado, que teve que começar os seus estudos e a marcar passos de uma experiência de vida de dificuldades e superação.

 

No ano de 2002, com vontade de apoiar os meninos de rua e jovens carentes, fundou a organização filantrópica União dos Jovens de Malanje para Solidariedade e Desenvolvimento–UJMSD, na qual foi o primeiro Presidente. Uma organização que chegou a reunir mais de 200 Jovens voluntários para participar em acções sociais, onde dedicava a maior parte do tempo. Esta iniciativa, marcou o inicio da sua trajectória.

 

A organização, ganhou destaque na província e no país, pela natureza das suas acções e parcerias internacionais sob sua iniciativa com organizações, chegando a trabalhar com a UNICEF, OIKOS, Conselho Dinamarquês para Refugiados-CDR, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras-MSF Holanda.

 

Essa iniciativa, contribui em grande na sua vida, após várias viagens e formações oferecido por essas organizações.

 

Ainda exercendo as funções de Presidente, dois anos depois foi eleito para assumir as funções de Coordenador Adjunto da Rede Provincial das Organizações de Combate ao HIV-SIDA, um cargo que durou apenas por dois mandatos.

 

No ano em que terminava o seu mandato na Rede, foi convidado a fazer parte da Comissão Nacional Eleitoral-CNE como Formador de Agentes & Órgãos Eleitorais, chegando a Coordenar Projetos de Educação Cívica Eleitoral.

 

No ano de 2005, o país foi cicatrizado pelo começo do surto de cólera que dizimava muitas vidas, com maior ênfase nas províncias do norte.

 

Com a sua experiência, João Canda foi convidado a Coordenar a Comissão de Mobilização. A sua participação eficaz no processo de erradicação do surto, chegou a ser elogiado pela 8ªComissão da Assembleia Nacional, na altura chefiado pelo Deputado Manuel Lourenço Rocha da Silva ``Lóló Kitumba´´, levou-o no ano de 2006 a ser convidado a trabalhar no Gabinete do Vice-Governador para os Assuntos Técnicos do Governo Provincial de Malanje.

 

Em 2008, João Canda pede demissão e emigra para dar inicio a sua formação Universitária no curso de Psicologia na Província do Uíge.

 

Até ao momento, João Canda não deixou de crescer em termos profissionais, chegando a ser contratado para ser Oficial de Projetos sobre os DESC-Direitos Económicos, Sociais e Culturais, num Projeto da OADEC e a Organização Norte Americana Open Society, onde fez várias capacitações nas instituições públicas e privadas em várias regiões.

 

Após o término do contrato, foi contratado para ser o Coordenador Nacional de Programas e Projetos da Organização Internacional Yang ́s Man Christian Association/YMCA-ACM, com sede na Suiça.

 

João Canda, chegou a trabalhar por um ano, como Supervisor Geral da empresa petrolífera OPERATEC.Lda. A sua saída nessa empresa, fez perceber qual era a sua real missão.

 

Foi com essa consciência que reuniu todos os seus apontamentos e experiências, e decidiu escrever uma nova página da sua vida, começando por publicar seu primeiro livro intitulado: Ética do Jovem e a Preparação para Vida.

 

Um livro que tem viajado pelo mundo causando aceitação e admiração pela  forma como defende suas ideias, numa obra de autoajuda, que promove a reflexão sobre o comportamento, sentimento, pensamento, a nossa preparação para a vida, ética e questões sócias de extrema polémica. Um livro que tem viajado pelo mundo causando interesse e satisfação dos que os lêem.

 

O lançamento do livro intitulado: A Controvérsia do Namoro, que para ele é uma contribuição para a construção ou consolidação de um relacionamento nos dias de hoje. O livro faz uma abordagem sobre vários aspectos ligado a passos, princípios e valores básicos para uma relação, teve uma aceitação muito grande na 23ªBienal Internacional do Livro de São Paulo.

 

 

A Nostalgia do Meu Querer/The Wishes of my Nostalgia, é um novo projecto de obra em Português e Inglês, apresentado em países de expressão Inglesa e portuguesa. O livro retrata experiências, culturas, realidades da vida dos angolanos, e africanos. 

 

Versos & Reflexões em CD/Projeto Filosofia de Vida, Um projeto que tem finalidade de motivar, ajudar, educar, orientar, valorizar a vida, liderar, gerir emoções, pensamentos, sentimentos e promover a Cultura do Brasil e Angola e outros títulos, sendo seu último lançamento intitulado Contexto ou Pretexto.

Actualmente, é convidado vários países, não só para lançamentos ou publicações das suas obras, mas também para partilhar suas experiências e reflexões com várias instituições públicas e privadas para administrar temas sociais em palestras, workshops e conferências.

CONTATO

Tel:  (11) 11 38539405

Whatsapp: (11) 11 38539405

jpc.escritor@gmail.com

literafrica@literafrica.com

  • Black Facebook Icon
  • https://www.instagram.com/joaocandao
  • https://www.instagram.com/joaocandao

© 2023 por Coach Pessoal. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now